O blog do Geres sobre dev!

0%

Facilitando o dia a dia de um desenvolvedor Java

Estar aberto a facilitar o dia a dia do desenvolvedor Java é o que nós como programadores Java deveríamos fazer. Sendo assim, resolvi trazer alguns pontos que na pontos muito poderosos de transformação em quem programa essa linguagem tão maneira. O motor que deve movimentar a nossa cabeça para melhorar aquilo que já fazemos bem é a transformação.

  1. Uso do SDKMAN para gerenciar o Java
    Nesse post eu conto um pouco sobre como ele facilita o desenvolvedor na hora de escolher, baixar e trocar o Java em uso. Tentei fazer uso do mesmo e não consegui, mas achei importante trazer isso como uma solução. Uma vez que a nossa ferramenta que na prática trará resultados para o que buscamos alcançar é a linguagem Java, nada mais justo que facilitar a vida de quem precisa ter versões variadas do Java. Ele pode ser usado dentro do próprio Git Bash para setar e usar o Java. Se você usa Windows hoje em dia, pode facilitar ainda mais o uso de várias versões do Java.
    https://www.geresdev.com.br/2019/08/21/instalacao-java-sdkman/

  2. Ter um Terminal muito mais produtivo
    Pode parecer uma coisa simples ou de uso questionável, mas ter um terminal com sugestões e autocompletar, traria produtividade para aqueles comandos que você executa com frequência. Entre muitos poderes, o ZSH possibilita o uso de temas, que visualmente informam em qual branch o usuário está, qual versão de tag, se há coisas para serem comitadas, autocompleta comandos que por mais que triviais, poupam alguns cliques, também possibilita encontrar arquivos pelo terminal de forma fácil e também tem um histórico absurdo de comandos (quando saí da minha última empresa tinham pelo menos uns 3000 comandos já executados e guardados para facilitar na busca). Uma coisa massa do ZSH é que você pode fazer busca de comandos, por exemplo, digitar git e autocompletar quais comandos podem ser executados de forma contextual. É muito massa!
    https://medium.com/@ivanaugustobd/seu-terminal-pode-ser-muito-muito-mais-produtivo-3159c8ef77b2

  3. Uso do WSL (Subsistema Windows para Linux)
    Ter um subsistema dentro do Windows pode ser algo muito bacana, uma vez que o Bash estaria lá disponível e todas as ferramentas e facilidades do mundo Linux estariam a nossa disposição e o uso do SDKMAN e do ZSH poderiam ser feito dentro do próprio subsistema. Acho que esse passo é um pouco mais além para quem nunca mexeu com Linux, mas é algo bacana de se ter no radar como opção. Além disso é uma opção da própria Microsoft, desenvolvida e mantida por ela, tornando o seu uso bastante seguro e descomplicado. Vou deixar um vídeo explicativo do uso e o que o WSL atende por demanda.

  4. Uso do Linux como sistema operacional
    Todas as ferramentas citadas até aqui são um caminho natural de um desenvolvedor de produtos open-source que utiliza Linux. O Linux trás no seu coração ter um terminal que pode ser facilitado e trazer muito poder nas mãos do usuário com pequenos comandos. Acho que esse passo é bem grande, mas pensar em uma distribuição como o Ubuntu, que tem uma grande empresa por trás, pode ser algo interessante para você que quer mergulhar de cabeça no desenvolvimento de soluções open-source. E não custará um centavo a mais caso você se interesse e queira realizar um dual boot em sua máquina, uma vez que ele é livre. Nesse link que deixei a seguir, o Dionatan Simioni do Diolinux demonstra como criar um sistema que se autoconfigura sozinho!

E caso você queira fazer dual boot, também tem um vídeo dele comentando como realizar tal procedimento.

Esses são os pontos de ambiente que acho que podem ser melhorados para uma experiência cada vez mais intuitiva e desafiadora para você que quer ser ou já é um prograador Java. E jamais se esqueça de se divertir durante o processo de construir, criar e aprender.